ENTREVISTA - Joni Anderson

Cores...tendências...



O preto!




Joni Anderson é colunista da Folha de São Paulo e me dá uma entrevista exclusiva para o UP.

ANA - Joni! Lí num dos teus artigos que o preto é tendência na moda e decoração e pode durar 10 anos. Depois do “tudo pode” e um mix infinito de tendências você não acha que o preto vem para dar um "pause", um descanso em tudo isso?

JONI - Parei tudo pra responder estas perguntas; adorei sua abordagem direto ao ponto.

Tanto na moda quanto na decoração, acho que o “tudo pode” não tem prazo de validade e ainda irá continuar dominando por um bom tempo. Há razões claras para isso: o tudo pode tem a ver com o dinheiro curto, o aumento da violência e das nossas desgraças humanas, o mundo interligado pela tecnologia e a velocidade da informação. Por outro lado, o tudo pode também é uma maneira de buscar a exclusividade e a diferenciação. Na decoração, sim o preto sugere uma pausa e ao mesmo tempo (como um coringa clássico) oferece milhares de novas possibilidades. Dentro desta realidade – que já deixou de ser tendência - as pessoas podem adaptar a não-cor da maneira que mais tem a ver com o seu lifestyle: o preto pode ser barroco, dramático, minimalista, moderno, clássico e até romântico e sexy também...É o pano de fundo para o que você quiser e com vida útil prolongada.

ANA - Na cromoterapia o preto instaura poder, proteção… sabe-se que quem veste preto transmite segurança….Os grandes bureaux internacionais de estilo não ditaram preto tão forte como se viu nas passarelas da última temporada. Em questões comportamentais a que você atribui isso?

JONI - Primeiro porque o preto já é uma realidade. Voltou com tudo, suplantou o cinza (que chegou a ser apontado como o novo preto há alguns anos). Além desta corrente, que destaca o preto, há outras preocupações pelo mundo todo. A questão ecológica e a sustentabilidade talvez sejam as mais fortes neste momento. Natural então que também surjam cores diretamente relacionadas à questão ambiental como os verdes das matas e florestas; os azuis, das águas; os crus e terrosos. Somados a elas, surgem outras cores que remetem a um escapismo em contraponto a nossa decadência contemporânea. Moda e decoração, por exemplo, tem uma das tendências fortes em comum no momento: o escapismo, a valorização do esquisito, do surreal; pense em Dalí, na Terra do Nunca, e em filmes como “Labirinto do Fauno” e “Encantada”. Tudo isso misturado e levado as últimas conseqüências. Outro ponto é o maxi-mini, que traz à cena o absurdamente exagerado ou o mínimo do mínimo.

ANA - O preto associado a tribos definidas como punks, darks, enfim ao underground isolava grupos na década de 80. Nos anos 90 o preto se popularizou. A“moda arquipélago” foi se tranformando em “moda metrô”- as pessoas passaram a transitar por entre estilos e a misturar elementos. Nesse sentido o preto uniu tribos. Pode-se dizer que é uma cor com força “espiritual”?

JONI - Diria que o preto, assim como o branco, é cor para iniciados. Rsrsrsr. Já foi cor de contestação, rebeldia, agressividade, inconformidade...mas preto, de fato, é sempre associado a poder e mistério. Hoje o reinado do preto salienta outras características, até mesmo de sensualidade e auto-isolamento. Pensando bem, a cor relacionada aos chacras superiores é o roxo/púrpura e suas matizes; as cores das faixas dos bispos também; a chama violeta não tem o nome á toa, e muitas vestes dos monges budistas têm a cor em destaque. Não faz muito tempo que houve um boom de berinjela/ameixa/roxo/púrpura em tudo da moda. Esta cor entrou também na decoração. Talvez ela sim estivesse indicando nosso sofrimento com questões espirituais ou nossa vontade de nos ligar ao Divino. O preto agora, me parece revelar aspectos como recolhimento, isolamento e anulação. Neste sentido sim, tem força espiritual suficiente para nos deixar em alerta.

ANA - Melhor dizer pretos, ao invés de preto! Existe uma gama extensa de pretos, cinzas e chumbos. É isso que possiblilita um ambiente ser decorado todo nesses tons sem deixá-lo pesado. Qual a cor que você combinaria com este pano de fundo? Por quê?


JONI - Apesar de existir uma gama imensa de preto, acho que um ambiente totalmente black, corporativo ou residencial, precisa de muito estudo. Até porque estará diretamente relacionado com itens importantes ligados ao bem estar como a iluminação. Pessoalmente não teria em minha casa um ambiente 100% assim. Há quase um ano troquei o vermelho pelo preto em algumas paredes do meu apartamento e ele ficou praticamente P&B. Quem realmente gosta ou ficou excitado com a possibilidade de entrar neste universo black, deve ir aos poucos. O melhor a fazer é misturar ou compor um ambiente com diferentes texturas, estampas e volumes em preto. Acho o branco perfeito para estes devaneios. E misturar cores contrastantes, como vermelho, berinjela, cinza, azul pode ser uma saída bacana. Uma parede preta pode se transformar numa galeria de arte, com quadros com fotografia P&B ou coloridas; pode destacar um sofá de couro ou um arranjo de lírios, ou simplesmente receber o home theater da casa. O melhor do preto no décor é saber que, apesar de estrela, ele tem humildade suficiente para assumir uma postura de neutralidade e de coadjuvante, deixando os demais elementos brilharem e a decoração incrível.



Look do desfile feminino de Alexandre Herchcovitch
inspirado em sacos de lixo / 2007



6 comentários:

Stella Petra disse...

Querida Ana!

Primeiro quero parabenizá-la por criar um espaço criativo, intelectual, informativo e delicioso de se ler...
Abordaste um tema interessante em se tratando de cores. Na minha área trato com muito carinho a questão de cores. Não que a utilize para isso, mas presto muita atenção nas linguagens figurativas das pessoas...as cores refletem muito da nossa personalidade...mas nem todos sabem disso.
PARABÉNS QUERIDA!
Adorei esse espaço
Abraços Carinhosos
Stellinha (~:^)

Unknown disse...

Muito interessante esse espaço, vc é uma grande artista.

Bjs Nanda

Anônimo disse...

Muito de bom gosto e criatividade esse seu espaço,belo trabalho.

Parabéns.

bjs Nanda

Grazzi Yatña disse...

Não entendo patavinas dessas coisas daí de cima mas que tá chic bagaraiu esse blog tá! hihihi

ahh eu adorooo preto, sempre, em roupa, fotos,decoração..

Beijo Black power!

AnaK disse...

eeeeeeeeeeee!! adorei
beijos pra ana e pro joni!!!

AnaK disse...

adorei!!! beijos pra ana e pro joni! eeeeeeeeeeeee!