ARTE Frida Kahlo

“Para que preciso de pés quando tenho asas pra voar?”



Frida Kahlo nasceu e viveu no Mèxico durante a primera revolução popular do
mundo moderno, por volta de 1910, que antecedeu a revolução russa. O que se seguiu foi o Renascimento Mexicano e o país fervilhava de arte, crição e revolução.
Ao longo de sua vi
da, por causa de um acidente, Frida sofre várias operações que lhes deixou paraplégica, e na sua convalescência dedicou-se intensamente à pintura.






Frida não se julgava surrealista. Os artistas dessa escola pintavam o subconsciente, o escondido, o sonho, o irreal, ela pintava as emoções pelo que vivia. Para ela o fantástico era o real, o consciente. Pintava retratos dela mesma e de pessoas de seu convívio. A dor marca toda a sua obra, utilizando uma linguagem visual própria, extrapolando os limites de sua realidade e do universo feminino.



Vestígios pré coloniais.
Outra forte característica do trabalho de Frida Kahlo era o colorido que dava às obras. A invocação da antiga civilização era um gesto político, o interesse pela arte indígena coincidia com um sentimento nacionalista bem presente naquele momento.
É considerada uma das mais importantes pintoras da arte moderna do século XX.


Um comentário:

Wanessa Martins disse...

Me senti homeageada...Adorei! Também com minhas asas de borboletas, pra que pés. Pena que as minhas sombrancelhas tbém pesam kkkkkk. beijos